sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tecnologias que ajudam na inclusão social e comunicação dos pacientes com PC.

Em função das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação oral, as pessoas com Paralisia Cerebral são muitas vezes excluídas do convívio social. No propósito de melhorar a qualidade de vida destas pessoas, tornando-as mais participativas na sociedade, estão sendo criadas e aperfeiçoadas as Tecnologias Assistivas, que se constituem como: toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência.

Capacete com Ponteira: é uma haste que é fixada na cabeça para facilitar a digitação para pessoas com comprometimento de membros superiores. 

Estabilizador de punho e abdutor de polegar com ponteira para digitação, para alunos, principalmente com paralisia cerebral, que apresentam essas necessidades (estabilização de punho e abdução de polegar).

Pulseira de pesos: Algumas pessoas com Paralisia Cerebral apresentam movimentos involuntários de pequena amplitude   ( atetose) em diferentes partes do corpo . Tais movimentos, quado presentes nos membros superiores podem dificultar o processo de digitação. A Pulseira de pesos é utilizada para reduzir esses movimentos.



Fonte: http://avidacomtecnologia.blogspot.com.br/ - Acessibilidade e Tecnologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário